Como proteger as crianças do vírus da gripe suína

Vilma Medina

Vilma Medina

Vírus da gripe suína nas crianças e bebês
Os especialistas médicos alertam que pouco se pode fazer para prevenir uma pandemia da gripe suína, mas dizem que medidas de senso comum podem ajudar aos pais a proteger aos seus filhos da contaminação da gripe suína. 
 
É muito importante saber que partículas com o vírus podem resistir em mesas, brinquedos  e outras zonas freqüentadas pelas crianças. O contacto do bebê ou dos meninos com ponto infectado pode levar a contaminação da doença.
 

Medidas contra a contaminação do vírus da gripe suína 

 
A primeira medida, e a mais importante contra o vírus da gripe suína, é lavar as mãos, uma maneira surpreendentemente eficaz para prevenir todos os tipos de doenças, incluindo a gripe comum, e a nova e misteriosa gripe suína. Lave suas mãos e as do seu bebê freqüentemente.
 
Proteja a sua tosse ou o seu espirro. O vírus da gripe pode espalhar-se em tosses e espirros, mas evidências crescentes mostram que pequenas partículas do vírus podem colar-se em qualquer lugar e serem transferidas pelos dedos quando levados à boca, nariz ou olhos pelas crianças e adultos.
 
Álcool em gel e sabonetes em espuma são eficazes na destruição de vírus e bactérias.
 
Qualquer um com os sintomas semelhantes ao da gripe suína – ou de qualquer outra gripe -, como febre repentina, tosse ou dores musculares, deve evitar o trabalho ou o transporte público e deve realizar exames médicos.
 
Distanciamento social é uma boa táctica dos pais para evitar a contaminação nestes momentos de pouca informação sobre a doença. Ou seja, ficar longe de outros adultos e crianças que possam estar infectadas, e evitar grandes aglomerações, trabalhar e até repousar em casa se a infecção se espalhar pela comunidade.
 
Se você viaja para zonas afetadas estas são as recomendações para evitar a contaminação do vírus da gripe suína em adultos e crianças.
 
  • Lavar freqüentemente suas  mãos e a dos seus filhos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção.
  • Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possível.
  • Utilizar lenços de papel, que devem ser de uso único, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização.
  • Limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) com um produto de limpeza comum. 
Os viajantes que regressem de áreas atingidas ou que tenham tido contacto próximo com qualquer pessoa infectada e que apresentem sintomas de gripe (febre alta de início súbito, tosse, dificuldade respiratória, dores musculares e dores de cabeça) devem permanecer em casa e ligar para o médico ou centro de saúde.

20 comentarios

  • Daniel

    2009-08-07 23:35:37

    deco ® diz: to em panico com esse negcio da gripe. hoje tivemos reunioes com uns medicos da Unimed, os caras falaram que a situação é desesperadora Lilis diz: ahããã, amigas minhas falaram... deco ® diz: que os hospitais e as operadoras de saude, tao recebendo oficios do governo pra nao divulgar dados deco ® diz: morreram 12 medicos em curitiba já, 3 deles cooperados da Unimed Lilis diz: deco ® diz: o HC teve 115 mortes já, mas só pode divulgar que teve 28 Lilis diz: ai q horroooooor deco ® diz: eles não sabem o que fazer a partir do quinto dia da doença se nao curar até lá deco ® diz: tão colocando as pessoas em coma induzido pra amenizar o sofrimento Lilis diz: uiiiiii, chega, não quero mais saber...medo até de sair de casa deco ® diz: eles falaram que as autoridades não tão divulgando pra nao deixar a população em panico deco ® diz: mas que na verdade eles tão completamente perdidos deco ® diz: o jantar que a gente tinah amanha era la no Le Rechaud , no fondue deco ® diz: um dos casais que tavam indo , o cara é medico. é o Dr. Marclo Tizzot que foi o cara que diagnosticou o primeiro caso da gripe em Ctba. deco ® diz: ele que falou pra gente desmarcar deco ® diz: porque nao vale a pena o risco Lilis diz: aff maria deco ® diz: aham deco ® diz: ele falou pra gente pedir uma pizza e ir pra casa dele deco ® diz: ele falou pra nao fazer nada que seja arriscado deco ® diz: nao ir no shopping, nao ir em bar, boate, não ir nas nights, em restaurantes então pior ainda, pior ainda nos que são por Kilo deco ® diz: porque todo mundo usa os mesmos pegadores Lilis diz: putz, acho q nem vou ao mercado hj então deco ® diz: esta PUNK ao maximo a situação deco ® diz: os caras tão desesperados deco ® diz: tem uma amiga minha que é medica no HC, disse que la ta o caos, ela ta com 6 amigos internados com a gripe, todos medicos Lilis diz: eles falaram se tem solução??? Lilis diz: ou é só esperar? deco ® diz: nao tem solução. a solução é só se diagnistitcar ela ante do virus chegar no pulmao, senao é muito dificil Lilis diz: mas e vai ser assim até o resto do ano??? deco ® diz: é por isso que eles tão em panico ninguem sabe deco ® diz: a Unimed disse que tem um documento na mao que parece que segunda feira em Curitiba, vai ser decretado estado de calamidade publica e vão mandar parar a cidade deco ® diz: ninguem pode sair de casa deco ® diz: vamos esperar deco ® diz: essa minha amiga, disse que o virus tá em Nivel 1 ainda, e que ele deve ir ate o nivel 4 Lilis diz: mas tá...e a solução q eles falaram é ficar em casa pra não propagar o vírus, e assim o vírus some? deco ® diz: sim deco ® diz: porque dai para de disseminar deco ® diz: e eles matam todos os focos deco ® diz: foi o que o Mexico fez deco ® diz: parou o país e eles acabaram com tudo deco ® diz: ou, nos tamos tudo exigindo mascaras nas pessoas que tão vindo fazer atendimento aqui no escirtorio Lilis diz: ai meu deus Lilis diz: valeu pelo toque Deco!!! é horrível saber da verdade, mas é bom pra se previnir deco ® diz: pois é. deco ® diz: até ontem, eu tava ca.gando e andando pra tudo isso deco ® diz: mas quando os medicos me falaram fiquei que nem vc assim, em choque Lilis diz: posso copiar essa nossa conveersa e mandar pra algumas pessoas? deco ® diz: pode ? deve deco ® diz: deve deve deve

  • gi

    2009-08-07 21:19:52

    É só Deus salva,Jesus proteja todos nós!!!Temos que orar muito!!!

  • kiki

    2009-08-04 17:23:55

    quem entrar no site de busca e escrever homeopatia para gripe suina, e tem uma formula de prevençao sim, eu ainda nao tomei mas mas mandei formular o remedioe para meu filho mandar formular em globulos em ves de gotas.

  • jessica

    2009-08-03 18:47:11

    >:( bom na minha opiniao os cientistas e que fazem essa doensas ineperaveis ! eles joga a doensa pelo ar ! por que que eles ja descobriram logo o nome e o remedio para a doença em ? por que eles ja tinham planejado tudo ! primeiro eles testam no animal para desenvolver o remedio tanbem para que nos pensa que os animais que transmitiu a doença ! eu so tenho 12 anos mais minha mente ée grande ! ée pode acreditar em mim por que essa e a verdade ! eu nao quero ser cientita mais se um dia eu for naum sei ne mais eu vo fazer o melhor para o povo nao ganhar dinheiro fazendo essa coisa os cientistas nao tem dó eles so que ganha dinheiro ! mais se DEUS quise isso tudo vai passa :-*

  • Graziele Portes Thomé

    2009-08-03 17:32:59

    ;D Mil caíram ao teu lado e dez mil a tua direita mas tu não serás atingido (Salmos 91) é confiarmos nas promessas do nosso DEUS e ñ temermos o mal que chega sorrateiramente...pois se Deus é por nós quem será contra nós ...os filhos são herança do Senhor e é ELE quem cuida pra nós...por isso é preciso joelhos no chão por eles...

  • Lourdes Castellari

    2009-08-03 15:24:38

    Será que a equipe de Saúde que estão nas unidades, principalmente os gestores, não estão escondendo os números de casos da gripe suina no Brasil?. Não seria interessante, orientar a população que usassem a máscara no seu dia-a-dia quando sair de casa para qq outra atividade? O Brasil sempre foi um país que espera os porcos escaparem para correr atrás, esses porcos já escaparam nos primeiros casos da gripe no Mexico. Sabe aquela frase de JESUS antes de dar o último suspiro na cruz " Pai, perdoai eles não sabem o que fazem". Amém

  • Lourdes Castellari

    2009-08-03 15:19:43

    Lembra quando houve aquela epidemia de meningite em São Paulo, me parece que foi em 1975 e a homeopatica orientou um medicamento que fazia um cerco na doença? Será que a homeopatia não poderia ver alguma coisa que protegesse os pulmões, tipo ( Ferrun Fhosfhóricus - não sei se escrivi certo) no caso da Gripe Suina? Os homeopatas não fizeram um medicamento que protege tb contra a dengue? Obrigado! Que as bençãos de DEUS em Cristo JESUS, proteja todas as crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres dessa Gripe, principalmente quem usou desse saite para colocar assunto pornográfico, quando as dúvidas das pessoas são tão sérias. Obrigado. Então, confiamos em voces.

  • carlos

    2009-08-01 01:59:31

    ;)essa gripe tem de ser combatida com infomaçao , educaçao e respeito ao prpximo. pois podemos pegar ela e nao termos concequencias graves, e tramitir o virus mortal

  • Jaqueliine

    2009-07-30 19:43:05

    Sobre um assunto tão sério e ficam nesta palhaçada, escolham um sala de pornografia e vão bater papo seu idiotas.

  • Erika

    2009-07-29 17:49:23

    quro chupar tambem eu sou CRISTIANE quero chupar voce enfiar na minha vagina tambem ate que faça ahahah para para

  • Erika

    2009-07-29 17:45:32

    eu fazer carinho na MINHA VAGINA E TU VAI ENFIAR O SEU PAU LINDO E CHEIO DE GOZA NA MINHA VAGINA A TE QUE FAÇA AHAHAH ESTA DOENDO PARA PARA

  • Erika

    2009-07-29 17:43:19

    eu quero tambem com voce BRYAN QUERO CHUPAR O SEU PAU COMO NUNCA CHUPEI GOSTOSO LINDO

  • brayan

    2009-07-29 17:40:29

    8)8)quero fazer sexo anal com voce ERIKA

  • Erika

    2009-07-29 16:45:43

    Que nosso senhor Jesus Cristo proteja todos nos e principalmente nossas crianças.

  • cristiane

    2009-07-27 22:02:09

    também estou muito assustada...mas creio q Deus enviara a solução basta q fiquemos todos unidos em oração e confiando sempre em Jesus por q Ele E fiel.

Ad